terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

VOO POR CONTA PRÓPRIA – AEROPORTOS NÃO CONTROLADO


Em todos os países do mundo, apesar do grande controle aéreo, existem as áreas controladas e não controladas.

Traduzindo: para se voar em uma área controlada o piloto tem que ter autorização e deve manter contato por rádio com os controladores de voo (torre de controle- TWR).

Já em áreas não controladas não existe a necessidade dessa autorização prévia e, pois não existe o controlador, portanto nem a torre de controle, caso a aeronave não tenha rádio.

Geralmente são áreas de tráfego bem pequeno, já que as aeronaves se comunicam entre si para evitar acidentes, caso não tenho rádio, (difícil nos dias de hoje) voar sempre de olho, pois o voo vai ser sempre visual (VFR).

Normalmente nessas áreas voam os ultraleves e o que o piloto que voa nessas áreas tem que prestar atenção,  são a existência de espaços aéreos condicionados, estes são divididos em 3 grupo: Proibida, perigosa e restrita.

Deve-se prestar atenção aos Notams para onde se quer voar, pois em muitos desses locais pequenos, existe lançamento de paraquedistas, voos de planadores, treinamento de acrobacias e também outras aeronaves de pequeno ou médio porte.

Prestar atenção nas divisões do espaço aéreo que é dividido entre Superior e Inferior, sendo que,  este último existem as chamadas FIR.

Geralmente aeronaves menores, como ultraleves, utilizam o espaço aéreo designado como G, onde se aplicam somente as regras de voo visual (VFR).

Na publicação AIP BRASIL – Publicação de Informações Aeronáuticas que deve ser sempre consultada, bem como os Notams da área para onde se pretende voar.

Ter em mente que não é porque você vai voar em uma área não controlada você pode abrir mão de todas as informações, pois neste caso você deve redobrar a atenção em áreas não controladas, seja ela, próximo a cidades ou fazendas.

Não ache que isto é apenas no Brasil, aeródromos não controlados, nos Estados Unidos também eles existem, mas tem um outro tipo de suporte ao piloto.

Para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável, procure o máximo de informações, hoje com a tecnologia ficou muito fácil e vem cada dia melhorando.

Redobre sua atenção...

Bons Voos...




Nenhum comentário:

Postar um comentário