Tem um curso na aviação que não tem meio termo, é o voo por
instrumentos, pois este aqui você sabe ou não sabe! Não tem meio termo!
Mas o voo IFR não é um bicho de 7 cabeças, requer estudo e
aplicação, pois você passa do voo visual, onde você “enxerga” onde esta voando,
para um voo totalmente baseado nos instrumentos.
Confiar nos instrumentos tipo...você achar que esta voando
reto e nivelado e o instrumento te “mostrar” ou mesmo indicar diferente , pode
acreditar, o diferente está acontecendo.
Como dizem... o voo por instrumentos muitas vezes faz você
ter que lutar contra seus instintos.
O principal instrumento do voo por instrumentos é o
horizonte artificial, ele que vai passar informações de como você esta
voando... ou seja...como estão as asas (niveladas ou não) se esta com o nariz
baixo ou alto.
Ao todo serão 4 instrumentos básicos de orientação no voo
por instrumentos (IFR).
O ADF – para saber onde ficam as
estações de NDB;
O VOR – para saber em que radial de uma estação VOR você estará;
O DME – mede a sua distância até a estação sintonizada.
Todas essas siglas até você chegar a fazer o curso de voo
por instrumentos você com certeza já vai
dominar, pois fazem parte dos termos técnicos da aviação.
Além desses ainda tem o ILS para que você possa fazer um
pouso de precisão, mais fique com os instrumentos aí de cima, que para início
está bem.
Existem outros equipamentos para voar em aeronaves mais
novas ou mesmo as que estão atualizando seus painéis, mas as exigências básicas
de instrumentos são as que citei. O que muda muito também no voo por
instrumentos (IFR), as cartas de voo, as chamadas cartas IFR para procedimentos
de subida, aproximação, entrada na terminal e pouso.
Existem no Brasil as cartas da Jeppesen e as do DECEA,
sempre atualizadas e sem problemas para o voo IFR, o que você vai precisar é
saber interpretar essas cartas, bem diferentes das cartas de voo visual, mas
com a prática você chega lá...e não se esqueça das horas de simulador, muito
importante quando se fala em voo por instrumentos (IFR).
Nos Aeroclubes, a hora do simulador está em torno de R$
120,00 reais em pacotes de 10 horas, você pagará uma diferença de uns R$ 20,00
reais a mais para horas avulsas.
Bom Curso...
Bons Voos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário